Como é possível o liberalismo político?


Para que haja um liberalismo político são necessários alguns elementos como pluralidade de doutrinas abrangentes que sejam racionais e razoáveis e, estas doutrinas, tem de ser aceitas pela maioria dos cidadãos livres. É importante que os cidadãos sejam livres, justamente, para que eles pensem em quantas doutrinas forem possíveis e, dentre estas doutrinas, as que sejam racionais e razoáveis são as escolhidas pela maioria para serem aplicadas em toda sociedade.

O liberalismo político, segundo Rawls, não seria possível em qualquer tipo de sociedade, senão naquela constitucional-democrática, uma sociedade bem ordenada com instituições básicas e duradouras e com o consenso, ou seja, uma espécie de contrato coletivo. Outros valores, também, são esperados para que haja o liberalismo político como a imparcialidade e a razoabilidade, ou seja, doutrinas que não sejam absurdas e que não fujam do domínio da razão.

Justiça como equidade, também, colabora para o liberalismo político. Penso que, a justiça como equidade seja a cooperação entre os cidadãos.

 O Consenso Sobreposto de doutrinas abrangentes e razoáveis é a ideia central para a possibilidade do liberalismo político.  

Numa sociedade de cidadãos livres cada um segue a doutrina (filosófica, política, religiosa, etc) que acha melhor, mas para se ter unidade social é preciso a aceitação de certas ideia políticas razoáveis. O consenso sobreposto é essa aceitação coletiva das regras que irão reger a sociedade. O consenso sobreposto implica as características citadas anteriormente: aceitação, pluralidade de doutrinas abrangentes racionais e razoáveis, sociedade bem ordenada, justiça como equidade, cidadãos livres, construtivismo político, instituições básicas e duradouras, regime constitucional razoavelmente bem-ordenado, valores políticos razoáveis e imparciais.

Penso que, as ideias de Rawls é uma doutrina racional e razoável, pelo menos teoricamente. No âmbito prático, penso que, teríamos que fazer uma análise mais profunda para sabermos se o consenso sobreposto se verifica. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Burgueses X Proletariados

A Mais-Valia e a Desigualdade Social

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO