A PÓS-GRADUAÇÃO E A PESQUISA EDUCACIONAL
Oi pessoal,
hoje vamos falar sobre o artigo do professor Demival Saviani
publicado em 2017 que é “A pós-graduação em Educação e a Especificidade da
Pesquisa Educacional”.
Nesse artigo Saviani conceitua
a pós-graduação, a pós-graduação no Brasil e a pesquisa educacional.
Sobre a pós-graduação podemos
fazer um quadro comparativo:
Lato
sensu |
Stricto sensu |
Especialização |
Mestrado e Doutorado |
Aprofundar o
conhecimento |
Pesquisar |
Curso |
Programa |
Ensino |
Criar conhecimento |
Assimilação dos
procedimentos |
Avanço do
conhecimento |
Saviani, ainda, faz a
diferenciação das pós-graduações stricto sensu, pois para ele existem os cursos
com dissertação e sem dissertação de mestrado. Os cursos que não exigem
dissertação são os mestrados profissionais com curta duração.
O Brasil adotou o modele americano
de ensino superior, mas o conteúdo tem inspiração europeia, ou seja, a estrutura
é americana e o estilo enciclopédico é europeu.
Segundo Saviani a pós-graduação,
propriamente dita, é o mestrado e o doutorado. A dissertação de mestrado é a
fase inicial da pesquisa educacional, onde o pesquisador reúne as informações
sobre um determinado tema; já o doutorado é a parte de consolidação do
conhecimento com uma tese original do doutorando.
Para o autor a pós-graduação é
por excelência um campo de pesquisa tanto para os cursos científicos quanto
para os cursos sociais. É na pesquisa que o conhecimento é provado, consolidado
e, também, onde novos paradigmas surgem.
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