A PÓS-GRADUAÇÃO E A PESQUISA EDUCACIONAL

 



Oi pessoal,

hoje vamos falar sobre o artigo do professor Demival Saviani publicado em 2017 que é “A pós-graduação em Educação e a Especificidade da Pesquisa Educacional”.

Nesse artigo Saviani conceitua a pós-graduação, a pós-graduação no Brasil e a pesquisa educacional.

Sobre a pós-graduação podemos fazer um quadro comparativo:

Lato sensu

                    Stricto sensu

Especialização

 

Mestrado e Doutorado

Aprofundar o conhecimento

 

Pesquisar

Curso

 

Programa

Ensino

 

Criar conhecimento

Assimilação dos procedimentos

 

Avanço do conhecimento

 

Saviani, ainda, faz a diferenciação das pós-graduações stricto sensu, pois para ele existem os cursos com dissertação e sem dissertação de mestrado. Os cursos que não exigem dissertação são os mestrados profissionais com curta duração.

O Brasil adotou o modele americano de ensino superior, mas o conteúdo tem inspiração europeia, ou seja, a estrutura é americana e o estilo enciclopédico é europeu.

Segundo Saviani a pós-graduação, propriamente dita, é o mestrado e o doutorado. A dissertação de mestrado é a fase inicial da pesquisa educacional, onde o pesquisador reúne as informações sobre um determinado tema; já o doutorado é a parte de consolidação do conhecimento com uma tese original do doutorando.

Para o autor a pós-graduação é por excelência um campo de pesquisa tanto para os cursos científicos quanto para os cursos sociais. É na pesquisa que o conhecimento é provado, consolidado e, também, onde novos paradigmas surgem.

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