TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 


Tecnologia e Educação

Muitos são os benefícios da tecnologia no campo da educação, como por exemplo, maior acesso à informação, aprendizagem personalizada, recursos multimídias, maior interatividade com o conteúdo e com os professores, educação à distância e várias ferramentas de avaliação. No entanto, é preciso fazer uma distinção no uso da tecnologia nas diferentes etapas da educação.

A tecnologia no ensino superior

 O estudante do ensino superior, teoricamente, possui mais autonomia para estudar por conta própria. Por isso, a lei permite a existência de vários cursos superiores 100% digitais ou no formato híbrido.

A tecnologia no Ensino Básico

No ensino médio, a lei permite que parte seja feita em ambiente virtual. Pensamos que é possível, visto que o aluno nessa etapa da educação também possui certo grau de autonomia.

No ensino fundamental II, a legislação vigente determina que as aulas sejam presenciais, mas consideramos que os alunos dessa etapa – já alfabetizados – podem aprender em ambiente virtual, por isso, propomos um modelo de ensino híbrido. Com essa modalidade, seria possível aproveitar os recursos da tecnologia, reduzir o número de estudantes por sala de aula, além de prevenir conflitos e bullying.

Acreditamos que o ensino fundamental I requer a presença física dos alunos na escola, pois eles precisam aprender a ler, escrever e conviver com os outros. As experiências de ensino remoto durante a pandemia da covid-19 (2020 -2022) mostraram que esse modelo não favoreceu o desenvolvimento dos alunos nessa etapa.

Por isso, o uso da tecnologia na educação é benéfico, mas não em todas as etapas. No Ensino Superior, no Ensino Médio e no Ensino Fundamental II é possível um ensino híbrido. A tecnologia não é uma solução mágica para a educação, mas sim um recurso complementar que deve ser usado com critério e planejamento.

Tecnologia e Democratização do ensino

A primeira vista, a tecnologia democratiza o ensino, pois qualquer pessoa pode acessar a internet, mas se analisarmos melhor não é bem assim. Para o aluno estudar pela internet, primeiro, é necessário que ele esteja alfabetizado, pagar um plano de internet, ter um computador ou celular e ser autônomo (conseguir estudar por conta própria). Ora, a pandemia da covid forçou as pessoas a estudarem pela internet e, também, provou que não são todas as pessoas que têm condições financeiras de comprar os aparelhos (PC e internet) para estudar. Além disso, muitos alunos enfrentam dificuldades de adaptação ao ensino online, que requer mais disciplina, organização e motivação. Portanto, a tecnologia não é uma solução mágica para a educação, mas sim um recurso complementar que deve ser usado com critério e planejamento.

A tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para a educação, mas também apresenta desafios e limitações. Em suma, o uso da tecnologia na educação é benéfico, mas não em todas as etapas. No Ensino Superior, no Ensino Médio e no Ensino Fundamental II é possível um ensino híbrido, que combina atividades presenciais e online, aproveitando os recursos digitais para ampliar o aprendizado. No entanto, nas etapas iniciais da educação, como a alfabetização e o Ensino Fundamental I, o contato direto com o professor e com os colegas é essencial para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos.

Uma das consequências da desigualdade social no Brasil é a diferença de oportunidades educacionais entre as classes sociais. As famílias mais ricas podem oferecer aos seus filhos um ambiente favorável ao desenvolvimento e à aprendizagem, enquanto as famílias mais pobres enfrentam dificuldades para garantir o acesso e a permanência dos filhos na escola. Por isso, após a pandemia, o governo decidiu retomar as aulas presenciais, alegando que isso traria benefícios não só para os estudantes, mas também para a economia do país. Segundo o governo, o ensino presencial:

        Estimula o consumo de alimentos (merenda escolares)

        Estimula o uso de transporte (transporte escolar)

        Estimula o consumo de combustíveis

        Estimula o comércio de material escolar

      Gera empregos para profissionais (professores, cozinheiros,    faxineiros, seguranças, etc)

 

A tecnologia é um recurso que ajuda os alunos a aprender, mas não substitui o papel do professor em sala de aula. A internet é um meio de ampliar os conhecimentos e de realizar as atividades propostas, mas não é a fonte principal de ensino. A educação formal ainda depende dos métodos tradicionais que são usados há séculos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Burgueses X Proletariados

A Mais-Valia e a Desigualdade Social